Sustentabilidade com WOZ - Parte 2🌿
- Agência Criativa WOZ
- 27 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Nossa consultora de sustentabilidade @bethaniarezek veio hoje falar um pouco mais sobre o primeiro pilar da sustentabilidade: o social!
Moda e Sociedade:
⠀
A indústria têxtil e de moda é gigante e uma das indústrias que mais emprega no mundo! Só no Brasil são 9 milhões de trabalhadores diretos e indiretos (dados da Abit) e 75% são mulheres. 💅
⠀
Apesar de ser extremamente relevante para nossa economia, o setor social ainda sofre com atrasos em relação à salários justos, subempregos, trabalho infantil e até análogos à escravidão.
⠀
Um fato importante que chamou a atenção do mundo para essa questão foi o desabamento do prédio de três andares da fábrica Rana Plaza em Bangladesh, que deixou centenas de vítimas. A fábrica era fonte de mão de obra para grandes varejistas como Primark e H&M e por isso, o impacto foi gigante.
⠀
Com isso surgiram organizações e iniciativas para fiscalizar, apontar e exigir transparência e direitos para os trabalhadores do setor, a maior e de maior alcance sendo a Fashion Revolution e o movimento nas redes sociais “Quem fez suas roupas?”.
⠀
A Fashion Revolution funciona de forma independente e pautada na transparência, isto é, sem emitir certificações e/ou sanções, porém colaborando com grandes players do mercado para disponibilizar materiais como o Índice de Transparência da Moda que serve como base para analisar a evolução das empresas a cada ano.
⠀
No Brasil é possível encontrar certificações como ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que atesta as condições de trabalho em oficinas e fábricas e também o selo ABR (Algodão Brasileiro Responsável) que certifica o plantio de algodão mais sustentável em termos ambientais e de força de trabalho.
⠀
Fique de olho nessas e outras iniciativas para saber como cobrar as marcas que você consome sobre ações e condições de trabalho dos colaboradores!
⠀
E ai gostou desse conteúdo? 😍
Comments