top of page

Marketing de moda: o que é e como utilizá-lo para se destacar na internet

Atualizado: 2 de ago. de 2021

Existem inúmeras marcas por aí, especialmente, no universo on-line. Mas, como se destacar no meio da multidão? O marketing de moda pode ser a chave que faltava para o sucesso do seu negócio.


Há alguns anos, era comum encontrar pessoas com receio de realizar compras on-line. Se fosse uma roupa, pior ainda. Isso porque, boa parte dos consumidores ficava inseguro em fazer pagamentos via web. Ou então, adquirir uma peça e se arrepender. Mas, com o avanço do marketing de moda isso começou a mudar.


Com cada vez mais marcas presentes no meio digital e investindo em ações para se aproximar do público, uma parcela significativa dos usuários decidiu dar o primeiro passo e mergulhar em uma experiência de compra moderna. E não só isso: a modalidade ainda vem acompanhada de outros benefícios superatrativos, como a praticidade e a possibilidade de garantir ótimos descontos.


Hoje, é difícil encontrar uma marca de sucesso que não tenha a sua presença consolidada no Google ou nas redes sociais. Consequentemente, a concorrência ficou acirrada. Assim, surge a dúvida: como se destacar e aquecer as vendas? Já adiantamos que o caminho é trabalhoso, mas com cuidado, o plantio valerá a colheita.


Vem com a gente e descubra como o marketing digital de moda pode te ajudar! ⭐


Panorama sobre o marketing de moda e a sua importância para uma marca


Em 2020, o aparecimento da pandemia, causada pela Covid-19, impactou vários setores do mercado. O da moda foi um deles. A princípio, muitas lojas físicas tiveram que fechar as portas, especialmente, para seguir as regras de lockdown.


Porém, isso não significou que o segmento mais dinâmico da indústria pararia de vez. Pelo contrário: como uma maneira de se adaptar a essa nova realidade, muitos empreendedores levaram o seu negócio para o universo on-line.


O mais legal? O mesmo movimento aconteceu com os consumidores. Segundo um estudo elaborado pela Ebit/Nielsen, e divulgado no início de 2021, os e-commerces brasileiros tiveram um boom em 2020.


O crescimento atingiu a marca de 41%, em relação a 2019, e resultou em um faturamento de R$ 87,4 bilhões. Já dentro desse panorama, 13 milhões de usuários realizaram as suas primeiras compras na web no mesmo período. Consequência positiva das medidas de restrição em várias cidades do país.


E uma vez presentes em sites, redes sociais e aplicativos, as marcas iniciantes encontram dificuldades em obter um bom lucro.


Não por menos: muito além de, simplesmente, compartilhar "looks do dia", é preciso pensar em estratégias capazes de envolver o público.



É neste momento que o marketing de moda digital deve entrar em ação.


Desvendando o marketing digital de moda


Basicamente, o conceito diz respeito a uma série de estratégias focadas em encontrar caminhos criativos para apresentar os seus produtos e serviços.


Fora isso, o mecanismo é excelente para fazer com que a sua imagem se consolide no mercado, levando o seu negócio a se tornar uma referência e, logo, atrair cada vez mais o público. O seu bolso agradece!


Assim que abraçar essas estratégias, você conseguirá aproveitar diversas vantagens, e que vão além de, simplesmente, conseguir mais seguidores em seus perfis nas redes sociais. Imagem reforçada, maior identificação do público e aumento de vendas são as principais. 🚀


Marketing de moda digital na prática: o que você precisa saber para começar do zero


Sabendo mais sobre o marketing de moda e a sua importância no mundo on-line, chega a hora de aprender o passo a passo para montar uma estratégia potente e infalível. É claro que vamos dividir cada etapa com você. Veja só!


Monte uma vitrine de engajamento


Criar conteúdo de moda nas redes sociais é outra estratégia eficaz. Contudo, isso não significa que os seus posts devam ser superficiais. Em vez disso, crie um calendário editorial consistente e comece a compartilhar informações que sejam valiosas para os usuários. Divulgue tendências, faça talks com especialistas, monte tutoriais, entre outros.


Quanto mais original for o conteúdo de moda, maior será a sua autoridade on-line. Além disso, o seu perfil pode ser a solução ideal para ter um espaço de engajamento, onde os usuários consigam comentar e trocar informações, criando uma atmosfera orgânica de interação. A iniciativa ainda é ótima para melhorar o tráfego orgânico e te ajudar a alcançar mais seguidores.


Trabalhe com influenciadores


Atualmente, os influenciadores digitais são a ponte ideal para aproximar a sua marca do público. Em uma estratégia eficiente, esses profissionais ajudam a aumentar a sua visibilidade, engajamento e, obviamente, as vendas.


O ideal é pesquisar bem e somente firmar parcerias após ter certeza de que o influencer escolhido se adequa ao perfil do seu negócio. Assim que identificá-lo, será possível apostar em diferentes ações:


  • Divulgação do seu produto/serviço no perfil pessoal do profissional;

  • Enviando o seu produto como se fosse um presente, para que o influencer mostre o "recebido" no Story;

  • Permitindo que o profissional assuma o perfil de sua marca — seja para cobrir um lançamento ou realizar um bate-papo com os seguidores.


Aposte em diferente formatos de conteúdo de moda


Foi-se o tempo em que as redes sociais eram feitas apenas de feeds. Em um mundo tão dinâmico e ávido por novidades, as principais plataformas começaram a lançar recursos para que os usuários criassem conteúdos cada vez mais variados.


E, por que não aproveitar esse movimento e fazer diferente? Em vez de se apegar aos clássicos posts com imagem, vá além. Em canais como o Instagram, Facebook, Twitter e até TikTok, existem outras possibilidades para explorar:


  • Vídeos no feed;

  • Story;

  • Reels;

  • IGTV;

  • Carrossel de imagens.


Utilize anúncios pagos


Outra solução eficaz do marketing digital de moda é recorrer aos anúncios pagos. Em canais como o Instagram, por exemplo, uma solução é criar um carrossel de imagens, exibidas como se fizessem parte de uma revista.


Utilize esse formato para mostrar os seus produtos, podendo ser os mais vendidos ou uma nova coleção. Não se esqueça de também caprichar nas legendas.


E não se engane: muito além de ser um gasto necessário, esse tipo de anúncio é um verdadeiro investimento. Posteriormente, você pode mensurar os resultados e obter os melhores insights para a sua marca.


Por exemplo: dos produtos anunciados, será possível descobrir os que tiveram mais saída. Já nos próximos anúncios, você conseguirá investir em itens similares e melhorar a sua performance. Esse tipo de informação ainda é ultravaliosa na hora de montar novas coleções e considerar a vontade do público.


Crie e compartilhe guias de styling


Quem gosta do universo fashion, pode ter certa facilidade para combinar suas roupas, sapatos e acessórios. Mas, não o seu público. Uma estratégia incrível de conteúdo de moda é elaborar guias de estilo. Com eles, é possível ajudar os clientes a aproveitarem ao máximo os seus produtos.


Fora isso, a solução é ideal para dar dicas sobre como valorizar a aparência e estar com o visual sempre atualizado. Esses materiais são excelentes ferramentas educacionais, como também, podem ser utilizados em peso em outros canais: no seu site, em campanhas exclusivas de e-mail marketing e até em anúncios pagos.


Aposte em imagens de qualidade


Lembre-se de utilizar imagens em alta qualidade e que transmitam maior sensação de profissionalismo aos usuários. Para tanto, considere desde já aposentar o seu smartphone de baixa resolução na hora de fazer os cliques e recorrer aos equipamentos próprios para esse fim, como uma boa câmera e o ring light. Combinado?


O marketing de moda on-line está com tudo. Daqui para frente, ficarão para trás as empresas que não se adaptarem. Ou, ao menos, não investirem em soluções criativas para mostrar os seus diferenciais.


E você, já está investindo nessa estratégia? Caso não tenha começado e precise de um “empurrão”, aproveite para falar com a gente.


A Agência Criativa WOZ está pronta para te ajudar a encontrar a sua identidade e contá-la para o mundo de um jeito diferenciado. Estamos te esperando, viu? 😍


 
 
 

Comentarios


Assine a nossa newsletter

Obrigado pela inscrição!

bottom of page