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Datas do varejo: aproveite as comemorações para impulsionar as vendas

As datas comemorativas do varejo são excelentes oportunidades para fazer com que as vendas da sua loja, seja ela virtual ou física, aumentem. Para isso é necessário criar ações de acordo com o calendário das datas de varejo.


Tenha você um e-commerce ou loja física, uma coisa é certa: as datas do varejo são excelentes saídas para conquistar o público e obter os melhores resultados em vendas.


O ideal é ir preparando o terreno desde já, desenvolvendo campanhas assertivas e capazes de suprir as necessidades do seu público. Com esse planejamento, será possível ofertar os produtos mais desejados no período certo, alcançando o tão almejado sucesso da sua marca.


Ainda não sabe como dar esse passo? Vem com a gente! A Agência WOZ te ajuda a traçar as melhores práticas e sair na frente da concorrência! ✨


Acompanhe as principais datas do varejo


Antes de elaborar um planejamento para as datas do varejo, é interessante conhecer quais são elas.


E não é só isso: você também terá que adaptar cada ação com foco nas necessidades e hábitos do seu público-alvo. Veja as principais!


  • Dia Mundial do Consumidor (15 de março): ofereça descontos, brindes e sorteios para mostrar a importância do cliente para o seu negócio;

  • Dia das Mães (9 de maio): a oferta de produtos femininos deve ser o foco. Itens de vestuário e acessórios clássicos também são bastante procurados;

  • Dia dos Namorados (12 de junho): excelente data para o público masculino e feminino. Caso queira, ainda é possível criar ações especiais para os solteiros;

  • Dia dos Pais (8 de agosto): aposte em campanhas para diferentes perfis e foque na diversidade;

  • Black Friday (4ª sexta-feira de novembro): disponibilize descontos reais. Verifique ainda o seu estoque e não abra mão da logística;

  • Natal (25 de dezembro): "o filé mignon" das datas comemorativas do varejo. Aproveite o período para atingir diferentes perfis de consumidores, seja na loja física ou no e-commerce.


Siga as melhores práticas para SE DESTACAR


Não deixe para depois. Se você deseja conquistar bons resultados nas datas do varejo, é essencial se planejar para esses períodos. Abaixo, separamos algumas dicas práticas e que podem te ajudar nessa tarefa. Olha só!


1. Monte um calendário anual


É preciso começar por um planejamento detalhado. Nele, identifique as datas comemorativas do varejo que terão evidência em seu negócio. Este é um ótimo momento para oferecer os melhores descontos e envolver a clientela


2. Tenha o marketing digital como aliado


Invista em ações para antes, durante e depois das datas comemorativas. Na primeira etapa, elabore anúncios nas redes sociais ou via e-mail marketing. Essa prática serve para lembrar o público de que as datas comemorativas estão chegando.


Depois, reforce as ofertas e mostre os produtos queridinhos que estão em destaque.


3. Unifique a comunicação da sua marca


Para uma estratégia de sucesso, você precisa unificar todas as frentes do seu negócio para garantir que a sua comunicação seja efetiva e você consiga envolver o cliente em suas estratégias.


Ao lançar uma nova campanha, certifique-se que suas redes sociais, site, loja física, campanhas de e-mail marketing falem da mesma campanha, para isso é necessário usar as mesmas artes gráficas em todos os lugares.


4. Utilize hashtags nos posts


Diferentemente do que muitos usuários acreditam, as populares hashtags não caíram em desuso. Pelo contrário: elas continuam "firmes e fortes", sendo ótimos mecanismos para fazer com que o público entre em contato e explore o seu Instagram de moda.


Ao utilizar os termos certos, qualquer pessoa que pesquisar as determinadas tags conseguirá encontrar os seus produtos. Porém, é necessário não banalizar o seu uso. Em vez de preencher uma postagem com muitos termos, preze pelo equilíbrio e utilize as hashtags de modo pontual sempre de acordo com o assunto de cada publicação.


5. Cuide do estoque


De nada adianta ser um sucesso em vendas se, no fim, o seu estoque não está preparado para o alto fluxo de entregas. Antes de qualquer campanha, garanta a compra e a reposição das mercadorias. Lembre-se de informar previamente os seus fornecedores a respeito da demanda, a fim de promover um bom controle de estoque e evitar dores de cabeça.



Por último, considere prorrogar a promoção e oferecer uma "última chance" para que o público faça o pedido.


Aposte, também, em diferentes formatos de conteúdo para atingir diversos perfis de clientes. Publicações em fotos, vídeos, lives e, inclusive, Reels, são bem-vindas.


Curtiu as dicas e está com muitas ideias para as próximas datas comemorativas do varejo? Otimize os seus resultados, contando com um time de especialistas no assunto.


Entre em contato com a Agência WOZ e confira algumas soluções fantásticas para a sua marca. Vai ser um sucesso! 🚀

 
 
 

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