Datas do varejo: aproveite as comemorações para impulsionar as vendas
- Agência Criativa WOZ
- 14 de set. de 2021
- 3 min de leitura
As datas comemorativas do varejo são excelentes oportunidades para fazer com que as vendas da sua loja, seja ela virtual ou física, aumentem. Para isso é necessário criar ações de acordo com o calendário das datas de varejo.
Tenha você um e-commerce ou loja física, uma coisa é certa: as datas do varejo são excelentes saídas para conquistar o público e obter os melhores resultados em vendas.
O ideal é ir preparando o terreno desde já, desenvolvendo campanhas assertivas e capazes de suprir as necessidades do seu público. Com esse planejamento, será possível ofertar os produtos mais desejados no período certo, alcançando o tão almejado sucesso da sua marca.
Ainda não sabe como dar esse passo? Vem com a gente! A Agência WOZ te ajuda a traçar as melhores práticas e sair na frente da concorrência! ✨
Acompanhe as principais datas do varejo
Antes de elaborar um planejamento para as datas do varejo, é interessante conhecer quais são elas.
E não é só isso: você também terá que adaptar cada ação com foco nas necessidades e hábitos do seu público-alvo. Veja as principais!
Dia Mundial do Consumidor (15 de março): ofereça descontos, brindes e sorteios para mostrar a importância do cliente para o seu negócio;
Dia das Mães (9 de maio): a oferta de produtos femininos deve ser o foco. Itens de vestuário e acessórios clássicos também são bastante procurados;
Dia dos Namorados (12 de junho): excelente data para o público masculino e feminino. Caso queira, ainda é possível criar ações especiais para os solteiros;
Dia dos Pais (8 de agosto): aposte em campanhas para diferentes perfis e foque na diversidade;
Black Friday (4ª sexta-feira de novembro): disponibilize descontos reais. Verifique ainda o seu estoque e não abra mão da logística;
Natal (25 de dezembro): "o filé mignon" das datas comemorativas do varejo. Aproveite o período para atingir diferentes perfis de consumidores, seja na loja física ou no e-commerce.

Siga as melhores práticas para SE DESTACAR
Não deixe para depois. Se você deseja conquistar bons resultados nas datas do varejo, é essencial se planejar para esses períodos. Abaixo, separamos algumas dicas práticas e que podem te ajudar nessa tarefa. Olha só!
1. Monte um calendário anual
É preciso começar por um planejamento detalhado. Nele, identifique as datas comemorativas do varejo que terão evidência em seu negócio. Este é um ótimo momento para oferecer os melhores descontos e envolver a clientela
2. Tenha o marketing digital como aliado
Invista em ações para antes, durante e depois das datas comemorativas. Na primeira etapa, elabore anúncios nas redes sociais ou via e-mail marketing. Essa prática serve para lembrar o público de que as datas comemorativas estão chegando.
Depois, reforce as ofertas e mostre os produtos queridinhos que estão em destaque.
3. Unifique a comunicação da sua marca
Para uma estratégia de sucesso, você precisa unificar todas as frentes do seu negócio para garantir que a sua comunicação seja efetiva e você consiga envolver o cliente em suas estratégias.
Ao lançar uma nova campanha, certifique-se que suas redes sociais, site, loja física, campanhas de e-mail marketing falem da mesma campanha, para isso é necessário usar as mesmas artes gráficas em todos os lugares.
4. Utilize hashtags nos posts
Diferentemente do que muitos usuários acreditam, as populares hashtags não caíram em desuso. Pelo contrário: elas continuam "firmes e fortes", sendo ótimos mecanismos para fazer com que o público entre em contato e explore o seu Instagram de moda.
Ao utilizar os termos certos, qualquer pessoa que pesquisar as determinadas tags conseguirá encontrar os seus produtos. Porém, é necessário não banalizar o seu uso. Em vez de preencher uma postagem com muitos termos, preze pelo equilíbrio e utilize as hashtags de modo pontual —sempre de acordo com o assunto de cada publicação.
5. Cuide do estoque
De nada adianta ser um sucesso em vendas se, no fim, o seu estoque não está preparado para o alto fluxo de entregas. Antes de qualquer campanha, garanta a compra e a reposição das mercadorias. Lembre-se de informar previamente os seus fornecedores a respeito da demanda, a fim de promover um bom controle de estoque e evitar dores de cabeça.
Por último, considere prorrogar a promoção e oferecer uma "última chance" para que o público faça o pedido.
Aposte, também, em diferentes formatos de conteúdo para atingir diversos perfis de clientes. Publicações em fotos, vídeos, lives e, inclusive, Reels, são bem-vindas.
Curtiu as dicas e está com muitas ideias para as próximas datas comemorativas do varejo? Otimize os seus resultados, contando com um time de especialistas no assunto.
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