5 estratégias para vender mais com o Instagram de moda
- Agência Criativa WOZ
- 19 de ago. de 2021
- 6 min de leitura
A plataforma é ideal para quem deseja promover uma marca e conquistar lucros. Mas, será que você sabe como alavancar o seu Instagram de moda? A gente ensina!
Não é de hoje que a internet se tornou o território perfeito para quem deseja colocar a sua empresa em evidência. Mas, foi com a chegada da pandemia que esse caminho se tornou a principal rota de sucesso para muitos empresários. Com as lojas fechadas, devido à quarentena, a saída foi investir em ações sólidas, confiáveis e prontas para reverter ótimos resultados. Aliás, foi aí que as estratégias de marketing voltadas para o Instagram de moda ganharam mais relevância e impacto.
Depois de mostrar os clássicos looks do dia ou memes divertidos, a rede social vem se tornando um ótimo mecanismo para aproximar diversas marcas de seus consumidores, lançar tendências, oferecer dicas valiosas ao público e, até mesmo, mostrar o backstage de suas criações. Como resultado, em vez de se tornar apenas "mais um nome no mercado", essas empresas estão colhendo frutos impressionantes — e que, dificilmente, seriam alcançados no universo off-line.
Mas, quem ainda é novato nesse nicho pode sentir certa dificuldade em se destacar de seus concorrentes. O que deve ser feito para vender cada vez mais nessa plataforma? Quais são os segredos para começar um Instagram de moda do zero? Essas e outras perguntas serão respondidas aqui. Não saia daí, hein? 😍
Por que ter um Instagram de moda para sua marca é uma boa ideia
Antes de tudo, que tal saber mais a respeito do Instagram? Não é por acaso que muitas marcas estão apostando todas as suas fichas nessa plataforma incrível.
Além de servir para que os usuários compartilhem imagens e vídeos de sua rotina, a rede social se tornou o melhor canal para que as empresas de moda divulguem os seus trabalhos e conquistem cada vez mais o público.
No entanto, por que o Instagram é tão cobiçado por quem pretende aumentar as vendas? Bem, os números falam por si. Abaixo, dê uma olhada nos números levantados pela Opinion Box a respeito de seu uso no Brasil:
Mais de 1 bilhão de usuários no mundo inteiro;
Atualmente, o Brasil é o segundo país de maior acesso ao Instagram, perdendo somente para os Estados Unidos;
Dos 2 mil entrevistados, 84% afirmam entrar na rede social, ao menos, uma vez por dia;
Durante a pandemia da Covid-19, o uso do Instagram cresceu 72%;
52% dos entrevistados afirmam utilizar a rede social para descobrir novos produtos e serviços;
82% seguem suas marcas favoritas.
Em outras palavras: são várias as razões para investir em estratégias e um bom conteúdo para o Instagram de moda. Assim, será mais fácil conquistar a atenção do público e fazer com que um negócio esteja sempre no centro de seu nicho.
5 estratégias que vão fazer o seu Instagram de moda bombar
Sabendo da relevância que um Instagram de moda tem para uma empresa de moda, é essencial descobrir o que as marcas mais badaladas do setor fazem para converter bons resultados.
Aqui, é importante saber que não estamos falando apenas do crescimento constante no número de seguidores de uma página, mas também, na porcentagem de engajamento, da quantidade de acessos em seu site e, obviamente, das vendas que podem ser realizadas com a ajuda da plataforma.
Neste tópico, selecionamos algumas estratégias que podem ajudar no crescimento da sua página para que seu perfil se destaque positivamente. Vamos lá?
1. Sugira itens que combinam
Quando o cliente entra em um Instagram de moda, ele deseja ver muito mais do que uma simples peça de roupa ou acessório. A sua intenção é descobrir como aquele produto pode ser bem aproveitado ao longo do dia a dia.
A partir disso, você pode fazer como uma das gigantes do varejo fashion, a H&M: em sua página, a marca costuma publicar imagens de modelos vestindo vários itens de suas coleções em um único look.
Contudo, será preciso investir em um tema central, garantindo que cada publicação conte uma história. Os produtos carregam um estilo clássico e romântico? Então, crie um ambiente bem decorado, com flores, estampas e adornos que reforcem essa estética.
Nesse sentido, as fotos feitas em uma casa de campo ou em uma residência intimista também podem ajudar a reforçar a essência da coleção. Se possível, tenha ao lado a ajuda de um produtor de moda e fotógrafo especializado para fazer com que o trabalho fique bem profissional.
2. Mostre o que é real
O empoderamento feminino é um movimento que veio para ficar. Com ele, as mulheres estão aprendendo a valorizar os seus corpos — aceitando a sua beleza única, sem medo ou insegurança.
Por essas e outras, os consumidores também estão se tornando mais exigentes, principalmente, em relação à divulgação de certos produtos.
A ideia é ser inclusivo ao máximo. Caso você tenha uma marca de roupas, veja a possibilidade de compartilhar fotos de modelos com "corpos reais", com as famosas "dobrinhas", estrias e outras características típicas do corpo feminino, mas que foram massivamente criticadas nas últimas décadas.
Evite também o uso de fotos com efeitos exagerados ou irreais. Esse é o caso das imagens manipuladas para afinar as cinturas das modelos, aumentar o busto, esconder espinhas e cicatrizes ou qualquer outra mudança artificial.
Lembre-se: quanto mais verdadeiras forem as publicações, maior será a identificação do público com a sua marca.
3. Utilize hashtags nos posts
Diferentemente do que muitos usuários acreditam, as populares hashtags não caíram em desuso. Pelo contrário: elas continuam "firmes e fortes", sendo ótimos mecanismos para fazer com que o público entre em contato e explore o seu Instagram de moda.
Ao utilizar os termos certos, qualquer pessoa que pesquisar as determinadas tags conseguirá encontrar os seus produtos. Porém, é necessário não banalizar o seu uso. Em vez de preencher uma postagem com muitos termos, preze pelo equilíbrio e utilize as hashtags de modo pontual — sempre de acordo com o assunto de cada publicação.
E mais! Dependendo das ações que a empresa pretende praticar, há a possibilidade de criar tags personalizadas. Imagine, por exemplo, escolher um termo específico para que as clientes compartilhem as suas combinações utilizando as peças de uma marca.
Com isso, quem desejar conferir novos looks e inspirações, poderá procurar pelo termo na própria plataforma. Simples e supereficiente para engajar!
4. Capriche no conteúdo de moda para Instagram
Fora as belas imagens que o seu perfil pode oferecer, que tal caprichar no conteúdo de moda para Instagram?
Em muitos casos, os usuários deixam de comprar algumas peças, unicamente, por não saber como elas podem ser bem aproveitadas ao longo do dia a dia. Ou também, por não conhecerem os seus benefícios e diferenciais. Para acabar com esse problema, prepare posts completos, com dicas valiosas de combinação de estampas, cores, modelagens e tendências.
Isso ajudará o cliente a entender as possibilidades dos produtos, além de enxergar a sua empresa como uma autoridade no assunto. No fim do mês, o seu bolso agradecerá!
5. Seja constante e monitore os resultados
De nada adianta criar um conteúdo de moda incrível se, no fim, você só realizar essa tarefa uma só vez. Ou pior: produzir muitas publicações e não mensurar os seus resultados. Podemos dizer que estes são os principais erros de quem deseja decolar com o seu Instagram.
A dica é começar pelo básico. Conheça o seu público-alvo, crie um calendário editorial completo e programe as datas de cada post. Tenha em mente o seguinte: os usuários gostam de saber os dias em que uma publicação vai ao ar, como também, o horário em que a próxima live irá acontecer. Tal cuidado transmite a sensação de solidez, segurança e, especialmente, constância.
Em paralelo, verifique o desempenho de cada post. Na própria plataforma, você consegue checar o número de curtidas, de compartilhamentos e até das postagens mais salvas. No fim, essas informações servirão como excelentes pontos de partida para que os seus conteúdos fiquem cada vez mais certeiros e alinhados ao que o consumidor está buscando.
Como vimos no post, ter um Instagram de moda é uma das soluções para que uma loja se destaque no mundo on-line e conquiste os melhores resultados.
E aí, agora você já se sente pronta para investir nessas estratégias e se destacar no mercado? Caso precise de uma ajuda nessa tarefa, conte com a gente!
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